segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

(Parênteses)

Quando eu fui à Europa pela primeira vez, em 1997, eu fui passar 2 meses em Portugal.
Meu único plano além era passar um dia em Paris.
Eu tinha 23 anos e na época a internet não era tão comum.
Na verdade, eu nem me lembro se ela já existia.
Então, eu achava que pegaria o trem em Lisboa, viajaria à noite,
chegaria em Paris pela manhã, passaria o dia e voltaria a Lisboa tal como havia ido.
Ledo engano. O trem saia de Lisboa às 5 da tarde e a viagem durava 24 horas.
Ou seja, eu chegaria em Paris à tade, começo da noite, e teria que procurar onde ficar,
sem conhecimento do lugar e da língua.
Meu inglês, de colegial. Nunca havia feito um curso de verdade.
Meu francês, inexistente. Conclusão: não fui.
13 anos se passaram. Meu inglês, continuou o mesmo do colegial, talvez um pouco
enriquecido por tantos filmes e séries legendadas que assisto.
O que mudou? A vontade!!!
Eu realmente queria fazer essa viagem.
Quando eu comentava com amigos, a primeira pergunta que ouvia era :
"Mas, você fala inglês???"
A segunda era :
"Mas, você não vai em excursão?"
Não, não falo... Não, não vou...
Aprendi em alemão (por causa da Áustria e da Suíça Alemã), os cumprimentos básicos:
bom dia, boa noite, com licença, obrigada.
Aprendi em francês um pouquinho mais. Comprei aquele curso 15 minutos da Folha.
Aprendi também a não ter vergonha. A falar do jeito que eu sabia.
Lógico que eu não entendia 99% do que as pessoas falavam,
mas aprendi a pedir uma conta, uma informação, e nisso, acredito,
as pessoas viam a minha boa vontade, a minha vontade em fazer parte daquela realidade.
E todos me ajudaram, e fui muito bem tratada em todos os lugares.
Então, o que eu quero dizer é:
Não tenham medo, não desistam dos seus sonhos diante de alguma dificuldade.
Acreditem que é possível e façam acontecer.



2 comentários:

  1. Oi Cristiana!
    Nooossa que fotos lindas de Innsbruck!
    Você está certíssima! E veio de certa forma confirmar umas regrinhas básicas de serum turista correto. Vê lá no meu blog, o post sobre ser um turista responsável... bjo

    ResponderExcluir